Crônicas da ETEC IV – O Simpósio

31/05/2012 10:48

Crônicas da ETEC IV – O Simpósio

 

Já são quase 23 horas e aqui em casa, assistindo ao tributo à Legião Urbana, hoje com Wagner Moura como vocalista, um show maravilhoso, que deveria evocar muitas lembranças, afinal sou fã dessa banda, não consigo prestar atenção às músicas, só penso no simpósio destes dois últimos dias. Por isso, preciso escrever.

Poderia começar dizendo que a Jéssica (2B) e que o Kauan (3B) devem seguir carreira artística, mas isso todos já sabem. Poderia dizer que o 2B ganhou o simpósio porque é uma classe que não alimenta vaidades individuais, trabalha em equipe e correm atrás de seus objetivos, mas isso todos já sabem. Poderia por fim, exaltar os professores Junio e Cristiano pela idealização e execução do simpósio, mas isso já fizemos em público. O que falta então falar?

            Nesse momento a Legião canta “quem me dera ao menos uma vez acreditar que o mundo é perfeito...”. Ontem e hoje nossos alunos provaram que pode ser sim perfeito. Por isso, falarei que foi emocionante ver os irmãos campeões de voto da ETEC, Cláudia e Júlio trocando um abraço tão carinhoso. Falarei que além dos artistas já citados, agora temos mais um para deixar sua marca na calçada da fama de Ginópolis, nosso Bruno Potter (2B), falarei que fiquei surpreso ao ver que além de boas alunas (3B) a Thaina (sem acento mesmo), Adriany, e a Amanda (as duas) dançam muito bem. Falarei que o Bruno (1A) é muito mais que um bom DJ, mostrou-se criativo e uma promissora liderança. Falarei também que a Natália (2B) nos deixou de queixo caído com tamanha segurança em sua apresentação. E a Arlete (1I)? E a Fernanda (2B)? Vão longe.

            Falaria muito mais e de muita gente boa, mas meus textos e minha inspiração duram apenas uma página. Mas ainda há tempo e espaço para lembrar o primeiro Simpósio Con-Ciência. Na ocasião era uma espécie de colóquio, similar aos que ocorriam na faculdade que o Prof. Cristiano leciona, os alunos inscrevem-se para apresentarem seus trabalhos espontaneamente, ninguém ganha nada, nem nota. A ideia foi trazer esse modelo para ETEC e ver quem seriam os alunos que se inscreveriam. E, para nossa surpresa, as inscrições vieram especialmente dos primeiros anos, e um grupo de alunos que acabavam de ingressar em Ginópolis destacou-se e chamou a atenção de todos: Gabriel, Guilherme e Bruna L. (ela não gosta do Letícia), todos hoje no 3A. Percebemos que a coragem da Bruna em aceitar desafios, colocar-se à frente não é novidade. (Continue assim, Bruninha).

            Estou certo que o 2B concordará comigo, todos nós ganhamos o simpósio. Até porque para que os nomes aqui citados pudessem ter sido citados, outros brilhantes alunos atuaram nos bastidores dando suporte. Outros mais, com atuação discreta este ano, poderão assumir posição de destaque no próximo ano. E estejam certos, talvez aqueles, mais tímidos hoje, que fogem do microfone, amanhã poderão ser nossos líderes, poderão ser eles que estarão à frente. Porque o Simpósio não tem só o propósito de desenvolver habilidades, valores e atitudes, mas também de plantar uma semente, que poderá florir a qualquer momento e em qualquer tempo.

            Agora é esperar a Feira Cultural, e o que mais nossos alunos e professores inventarem. Agora é ver como o rio faz curvas, o mundo dá voltas. No ano passado os alunos foram “proibidos” de utilizarem pijamas na escola, entre eles estava nossa ex-aluna Vitória. Um ano depois, sua irmã, Hortência, não só veio de pijama para o simpósio como ganhou prêmio pela atuação. Vingança é um prato que se come frio, devem estar pensando os “empijamados” que motivaram a primeira crônica da ETEC.

            A Legião Urbana (estou esperando eles cantarem “Será”, música de minha preferência para ir dormir) canta agora: “somos o futuro da nação... geração coca-cola”.

 

 

Prof. Márcio Sartori

Coordenador do Ensino Médio